Foi a proposta do Clube de Leitores da biblioteca Municipal de Oeiras para o mês de Fevereiro. Comecei a ler sem nenhuma informação prévia, nem sequer a contracapa li.
Como disse um dos colegas de tertúlia, este livro têm os ingredientes todos: amor, paixão, vergonha, culpa, tristeza. Fez-me pensar no que sente a geração pós holocausto, como conviveram e convivem os alemães com esse peso. Será que sentem culpados pela sua história.
Ultimamente têm sido publicados vários livros com esta temática, histórias contadas por diferentes perspectivas. Deixo aqui três perspectivas diferentes deste período da história:
- A rapariga que roubava livros de Markus Zusak
- As benevolentes de Jonathan Littell
- Sétima porta de Richard Zimler
- O leitor de Bernhard Schlink
7 comentários:
Estou ansiosa para ler este livro e ver este filme! O filme, especialmente, tem um fator que me chama ainda mais a atenção... dois atores que eu admiro: Kate Winslet e Ralph Fiennes!
Até mais!
Bia
Livros de Bia
Olá Rute!!!:)
Tenho uma dica de outro livro..."Património Industrial e pré-industril do Montijo: da obra à memória". Deves estar a pensar, mas que livro é este?! ehehehe
É um livro que tem uma autora que tu conheces ;)
beijinhos
Élia
Não vi o filme, mas gostava de o ver. No entanto, entre o livro e o filme, escolho sempre o primeiro porque é sempre melhor. E neste caso, confirma-se?
obrigada Rute!
sabe, que "A SUite Francesa " é um dos livros da minha vida.
uma obra prima infelizmente inacabada pela rapacidade dos homens.
os grgos diriam que houve intervenção das fúrias, sempre temidas. de quem nem sequer se podia pronunciar o nome.
depois diga-me a data do debate.
csd
Excelente selecção Rute.
beijinho
"O Leitor" já comprei.
csd
Adorei este livro.
Aconselho a leitura "A Contadora de Filmes"
Boa leitura;)
Enviar um comentário